Movimento de Irmãos
 
   Monsenhor Bernardo José Krasinski, então Vigário Geral da Paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe, em Curitiba, desde há muito tempo acalentava o desejo de criar uma comunidade verdadeiramente cristã entre seus paroquianos. Uma força viva, atuante e consciente das coisas de Deus, que marcasse época nesses tempos conturbados.
   Somente no início de 1970, conseguiu o primeiro passo nesse sentido, quando, expondo seu desejo, obteve integral apoio de alguns casais amigos. Logo tiveram início os contatos, a fim de descobrirem juntos a forma de concretizarem tão elevado sonho do Monsenhor Bernardo.
   Notava-se que era algo extraordinário, pois seriam franqueadas as portas da Igreja aos leigos, para tratarem de assuntos de interesse comunitário e, com isso, tornarem-se mais responsáveis, conforme orientação do Concílio Vaticano II.
Aos pés da imagem da Virgem de Guadalupe, foi feito o pedido para que ela intercedesse nesta iniciativa de nova forma de vivência cristã. Teve início, então, o apostolado que iria recristianizar as famílias da Paróquia. Muitas reuniões foram feitas na sacristia da igreja, e ali ficou demonstrado o interesse de todos pela solução dos problemas sociais e espirituais da família moderna. Com a troca de experiências, foi a idéia evoluindo e bons resultados advieram. Estudada a fórmula ideal para se atingir o objetivo, chegou-se à conclusão de que deveria ser em forma de Encontros dos onde participaria o casal, ouvindo palestras e experiências de vida, desde as coisas mais simples até as mais complexas, que seriam expostas para servir de base à auto-análise dos participantes, cujo roteiro seria auto-motivado e dinâmico.
   Finalmente, foi marcada a data para a realização do 1º Encontro de Irmãos nos dias 26, 27 e 28 de junho de 1970, na casa de Retiros Nossa Senhora do Mossunguê (casa idealizada e construída pelo dinâmico sacerdote Monsenhor Bernardo).
   No 1º Encontro, contou-se com a participação de casais do Movimento Familiar Cristão (MFC) e Cursilho de Cristandade, para ministrar palestras, enquanto que as demais funções foram executadas por participantes do próprio Movimento em organização. Após o sucesso do 1º Encontro, os participantes entusiasmaram-se tanto pela nova forma de ser e agir, que queriam trazer a este convívio os parentes e amigos.
   Com o decorrer do tempo, sentindo a necessidade de uma abertura maior, Monsenhor Bernardo estendeu o Movimento a outras Paróquias para que aproveitassem e vivessem também aquela dimensão de Cristianismo.
   Foi assim que o Pe. Agostinho Stähelin, Vigário da Paróquia de São João Batista, de Itajaí, e Pe. Luiz Bertotti, Vigário da Paróquia do Santíssimo Sacramento, de Itajaí, e alguns casais participaram do Encontro em Curitiba. Entusiasmados, decidiram implantá-lo em Santa Catarina, com a realização do 1º Encontro de "Casais" nos dias 14, 15 e 16 de março de 1975, em Nova Trento.
 
Movimento de Irmãos - Paróquia São João Bosco
Coordenação 2013
Itajaí - SC

 

 

Coordenação 2013

 

Coordenador Espiritual:...Diácono Quininho

Casal coordenador:.............Vera e Rafael

Casal vice-coordenador:..Terezinha e Pedro

Casal secretário:..................Liliane e Marcos

Casal tesoureiro:..................Edson e Tatiane

Casal relações públicas:...Naíde e José

Casal liturgia:........................ Catharina e Benê

História do Projeto

          Este site teve início no ano de 2012 com os coordenadores Rose e Edson, com propósito de divulgar os trabalhos realizados pelo Movimento de Irmãos da Paróquia São João Bosco, Itajaí - SC.