A família está em crise

19/06/2012 16:40

   Diariamente, nos defrontamos com casos de famílias se destruindo por motivos cada vez mais banais. A introdução de novos modelos de coexistência familiar, com a justificativa de que tudo está mudando e segundo a qual a estrutura da família tradicional não alcança mais seus objetivos,é uma falácia. Diz-se que as causas da criminalidade em crescimento têm sua origem no problema da educação. Embora reconheça-se que parte dele esteja nesta condição, pouco se divulga que os primeiros passos do ser humano são dados num ambiente familiar.  

   No atual contexto, pessoas estão ficando cada dia mais perdidas, sem referencial. A educação dos pais na família tradicional está perdendo espaço para propostas e experiências de convivência ditadas pela televisão, a qual prega a antítese dos valores morais e culturais. Assim, criando-se gerações alienadas, sem valores espirituais e cristãos. A família é e sempre será o núcleo essencial da sociedade. É determinante na transmissão da vida, de valores, da educação gradual de comportamentos e do respeito entre as pessoas.

   As causas desta deterioração familiar decorrem de pais que não foram preparados para ser pais. De uniões não consagradas, de "produções independentes", da liberalidade dos costumes etc.Filhos que vieram sem serem filhos, sem qualquer profissão de uma fé. São em geral filhos de pais em conflitos, pais afetivamente ausentes. Não são companheiros, estão longe dos problemas dos filhos , não conversam, e o fundamental, falta uma crença religiosa. Família que não professe alguma forma de fé não se manterá por muito tempo.,

   A família como se está produzindo hoje passa a ser uma abstração constituída apenas por pessoas físicas, que se diferenciam pelo gênero, pelas idades e suas preferências fúteis. Todos fazem parte da "família". O que se pode esperar, do hiperindividualismo, pelo qual ninguém é mais de ninguém? O que esperar no contexto dos direitos individuais, quando estes forem superiores aos da família civil? O fimda família será o fim da civilização.

 

* artigo extraído do Jornal de Santa Catarina, página 2 , 29 de maio de 2012.

* Autor do artigo: Sérgio Sebold, Economista.